quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dia da secretária

Como sou secretária há 29 anos, não poderia deixar de homenagear minha classe tão sofrida ....



30 de Setembro - Dia da Secretária Executiva

A escolha da data não é aleatória, para os que não conhecem, existe toda uma história para justificar a comemoração.

Christopher Sholes (1819-1890) inventou a máquina de escrever em 1868, além de contribuir com tal invenção, e até mesmo como consequência, é dele a autoria do famoso layout QWERTY, o qual é utilizado atualmente nos teclados dos computadores. O nome QWERTY - deve-se as seis letras iniciais dos teclados. A marca foi patentiada por Sholes em 1868 e vendida à companhia americana Remington em 1873, que tinha como principal produto o primeiro computador do mundo chamado de UNIVAC I em 1951.

Quando da invenção da máquina de escrever, Lilian Sholes, foi a primeira mulher a testá-la em público. Lilian nasceu no dia 30 de Setembro de 1850 e, por ocasião do seu centenário, as empresas que fabricavam tais máquinas de escrever propuseram um concurso para escolher e premiar a pessoa que melhor expusesse seu desempenho datilografando.

O concurso foi crescendo proporcionalmente com o passar dos tempos e, optou-se pela data: 30 de Setembro para a realização do mesmo em memória à Lilian Sholes. Como a maioria dos concorrentes eram secretárias, o dia 30 de Setembro passou a ser reconhecido como o "Dia das Secretárias".

Mas por que "das secretárias" ?

Com as grandes guerras, os homens tiveram de ausentar-se literalmente, e desde então coube às mulheres ocuparem o mercado de trabalho, fora a evolução que a classe feminina galgou ao longo dos tempos. Por décadas podemos observar o desenvolvimento destas profissionais que, com o surgimento das associações de classe, além de popularizarem o dia 30 de Setembro, lutaram pelo reconhecimento da profissão, alcançado através da lei de regulamentação: lei nº 7.377 de 30 de Setembro de 1985, e em seguida pela lei nº 9.261 de 10 de Janeiro de 1996. Atualmente, temos os sindicatos estaduais em cada estado e a FENASSEC, federação nacional que tem por objetivo desenvolver a profissão e seus profissionais, além disso, é expectativa de todos nós a aprovação de nosso Conselho Federal.





0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...