terça-feira, 27 de julho de 2010

OS 10 MANDAMENTOS DA 3ª IDADE....


Apesar de estar com 51 anos ... ainda me sinto muito jovem, porém tenho um sentimento muito respeitoso pelo pessoal da 3ª Idade, ou melhor, pessoal da Melhor Idade, até brinco muito que quero logo participar dessa turminha animada, e achei esse texto magnífico.


Veja o e-mail que recebi da minha prima carioca, Luiza Fabbri, que faz parte da Velha guarda da sua escola de samba ... veja o que ela escreve .....



""É por isso tudo que pertenço a 3 velhas guardas de escolas de samba.

Não tenho tempo prá nada, só festas, sambas, botecos, passeios e muiiiiiiiiita alegria.

Gostaria que os meus amigos também pudessem frequentar para ver o que a alegria da 3ª idade.

Temos porta bandeira com 90 anos e o presidente da Associação das Velhas Guardas das E. de Samba do Rio de Janeiro tem 94 anos e sempre está presente em todas as nossas festividades.

É maravilhoso.

Bjuuuussssss ""


1º - Não se aposente da vida pra se tornar a praga da família.
A vida é atividade e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo. Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas. SE não tiver nada pra fazer vá caminhar, passear no shopping, telefone para um amigo, jogar baralho na praça... qualquer coisa, menos aporrinhar os outros!Jamais fique em casa vendo novelas e levando uma vida sedentária !
2º - Seja independente e preserve a sua liberdade, mesmo que seja dentro de um quartinho.
Quem renuncia ao próprio lar, obriga-se a andar na ponta dos pés pra evitar atritos com noras, genros, netos e outros parentes. Se possível more num flat... já vi o preço: em São Paulo, fica cerca de 2 mil e 500 reais por mês (o casal) - viúvo é mais barato - no bairro dos jardins: tem tv a cabo, internet, piscina, sauna, lavanderia, café da manhã servido na mesa, salão de jogos, sala pra ver tv com outros moradores - tudo incluído no preço... vc não paga água, luz, internet...e tem bastante gente pra conversar, fazer novas amizades...
MELHOR USAR SUAS ECONOMIAS PARA TER UM RESTO DE VIDA FELIZ! NÃO ECONOMIZE NO ITEM "MORADIA"... a próxima vai ser a última E DEFINITIVA! Aproveite a penúltima com tudo a que TEM DIREITO!
3º - Mantenha o governo da sua própria bolsa.
Ajude os seus filhos financeiramente, na medida das suas posses; reserve uma parte para emergências. Tenha o melhor plano de saúde que puder pagar. Se vc depender do governo, TÁ NO SAL!
4º - Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara,
Cerque os familiares e AMIGOS de cuidados, como se fossem flores. Se a sua memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes das suas vidas e compartilhe com eles a alegria de estar presente. Como vc é um velho do século XXI, aprenda a mexer com a Internet: programe todos os aniversários em seu email... ele informará vc com antecedência... vc nunca esquecerá nada!
5º - Cuide da sua aparência e seja o mais atraente possível.
Não seja um daqueles velhos relaxados, que exibem caspa na gola do paletó e manchas de gordura na roupa, que revelam o cardápio da semana. Nunca despreze o uso de água e sabão. Vá ao salão de beleza uma vez por mês, pelo menos: a moça vai fazer sua unha, seu pé, cabelo e barba... não tem preço ficar com ela te agradando por uma gorjeta! VISTA-SE COMO UM LORD! NADA DAQUELAS BERMUDAS XEXELENTAS, MOLETONS ROSAS E SAPATINHOS DE VELHO...
6º - Seja cordial com seus vizinhos.
Evite implicar-se com o latido do cachorro, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada ou o volume do rádio. Um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes morarem distantes. SEJA ESPERTO: USE UM MP3 e OUÇA MÚSICA COM FONES DE OUVIDO PARA SE LIVRAR DOS BARULHOS QUE TE CHATEIAM... UM FRANK SINATRA, JOBIM, CHARLIE PARKER E NAT KING COLE ACALMARÃO VC E O FARÃO LEMBRAR DOS BONS TEMPOS... SEM SAUDOSISMO. SE ESTIVER DEPRESSIVO, ATAQUE DE ELVIS, BEATLES, CREEDENCE, ROLING STONES... TUDO DO NOSSO TEMPO!
7º- Cuidado com o nariz e não se intrometa na vida dos filhos adultos.
Eles são seres com cérebro, coração, vontade e contam com muitos anos para cometerem os seus próprios erros. FECHE A MATRACA!
8º- Fuja do vício mais comum da velhice, que é a "presunção".
A longa vida pode não lhe ter trazido sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da jornada tão ignorantes como no início dela. FAÇA DE CONTA QUE VC NUNCA VIVEU NADA! EXPERIÊNCIA NÃO SE PASSA! FIQUE SÓ OBSERVANDO OS ERROS E NÃO SE META. A MENOS QUE ALGUÉM PEÇA A SUA OPINIÃO, RESISTA À VONTADE DE DÁ-LA...TUDO O QUE É DE GRAÇA, NÃO TEM VALOR! Deixe que a "humildade" seja a sua marca mais forte.
9º - Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser ranzinza e inconveniente.
Lembre-se de que toda paciência tem limite e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte. Aprenda jogar xadrez, usar o MSN, ORKUT...OCUPE SUA MENTE COM OUTRA COISAS! NÃO ENCHA O SACO DOS OUTROS!
10º - Não seja repetitivo, contando a mesma história três, quatro, cinco vezes.
Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro. FIQUE DE BOCA FECHADA E SERÁ UM SÁBIO! LEMBRE-SE QUE VC TEM DOIS OUVIDOS E UMA BOCA SÓ: ISSO NÃO É POR ACASO!

7 comentários:

serpai disse...

Hola Silvana,

también aun no llegué a la Mejor Edad, pero me parecen muy buenos los consejos... quizás, algunos, nosotros también los podemos poner en practica...?!

Te dejo saludos desde Argentina,

Sergio.

lu http//:minha-distraçao.blogspot.com/ disse...

Oi Silvana,sabios e preciosos conselhos ,quem dera todos (as) pudesem conhecer esse texto evitaria tanto sofrimento tanta magoa.
muito obrigado por esse post tão util. Deus abençoe você.
Beijo Lu

RetroMomentos disse...

Muito sábio! Bjks

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Bons conselhos!!!

Mente sã em corpo são!

Silvana - Interior Adentro disse...

Oi Xará querida!!! :O)

Mas que lindo esse texto e lhe digo: serve pra mim, que de uns anos pra cá me enterrei viva...

Essa força temos sempre de ter. Eu perdi a minha, mas pretendo recuperá-la...

Estou com saudades de vc amiga. Depois que se aposentou sumiu do mapa! Não deveria ser o contrário?....hehehe

E o Whisky? E o filhote? Tudo certo por aí, queridona?

Beijoooo

Neli Rodrigues disse...

Adorei os 10 mandamentos...
Minha querida, outro dia vi um post no blog do Coisinhas da Cintia sobre Maria Madalena e no comentário falei de vc prá ela e vejo que ela está te seguindo, suas histórias tem tudo a ver, as coincidências, foi de arrepiar! Ou melhor...eu sei que coincidências não existem, tudo tem uma razão de ser!

Bjs♥

lilly disse...

meu pai mandou isso!
achei mara!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...