sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13 ...




Você sabia que paraskavedekatriaphobia, é uma expressão grega que deriva da reunião das palavras fobia, sexta-feira e treze, e designa o medo que as pessoas costumam ter do dia de hoje?
Mas será que toda sexta-feira 13 é mesmo sinal de mau agouro?
Bem, é difícil saber de onde veio essa famosa superstição.
A crença pode ter surgido com os romanos depois de fatos ruins ocorridos repetidamente às sextas-feiras 13, incluindo a crucificação de Jesus Cristo.
Já uma lenda da mitologia nórdica atesta que a deusa do amor e da beleza Friga (nome que teria dado origem à palavra sexta-feira) se transformou em bruxa quando as tribos nórdicas e germânicas se converteram ao cristianismo.
Como vingança pelo abandono ela se reunia toda sexta-feira 13, com outras 11 bruxas e o demônio (13 ao todo), para rogar pragas aos humanos.
Outra lenda nórdica conta que foi realizado um banquete em Valhalla (a morada dos deuses nórdicos) para o qual foram convidadas 12 divindades.
O deus nórdico do fogo (Loki) ficou chateado por não ser convidado e decidiu fazer uma armadilha de forma a ferir Baldur, o deus preferido do seu pai Odin (Deus dos Deuses).
Dai a idéia de que juntar 13 pessoas à mesa numa refeição dá azar.
Na religião Cristã sabemos que a Ultima Ceia de Cristo foi realizada com 13 membros à mesa nas vésperas da sua crucificação que se realizou numa sexta-feira, ou seja, mais uma vez, o número 13 e uma sexta-feira.
E você?
Sente calafrios todas as vezes que o calendário marca a data ou acha que tudo isso é uma grande maluquice?


Fonte

5 comentários:

Unknown disse...

Adoooooro sexta-feira 13!!!! dia de soltar as bruxas!!!

Cíntia disse...

Olá Sil querida!!!Então vc gosta de suculentas tbm????Enfim encontrei minha irmã gêmea então?rsrsrsrsr
Sil, tomara que hoje seja dia de sorte porque vou a um show levar minha filha, os ingressos foram esgotados e terá somente 25 mil pessoas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não sei de onde tirarei forças depois de dar aulas a manhã toda e limpar a casa à tarde!
Então minha oração está a caminho???iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii já estou na ansiedade aqui!
Beijoss mil

Elaine Canha disse...

Oi

A única superstição que eu guardo é de não passar embaixo de escadas. No mais, acho o dia de hoje tranquilo.

Beijos

Especialmente Gaspas disse...

BBuuuuuu... que medo!

Elaine Gaspareto disse...

Silvana,
Muito obrigada por acompanhar meu blog. Seja muito benvinda sempre!
Ah, eu nem lembro disso de sexta fiera 13. Bobagem, eu acredito que os dias todos são bons, mesmo quando é rui ainda assim tá bom.
Beijosssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...