terça-feira, 9 de março de 2010

Alimente-se bem

17 Alimentos que garantem uma boa saúde!





1. Abacate atua como Antidepressivo
Essa fruta acalma o sistema nervoso porque possui lítio, uma substância que controla a ansiedade e as alterações de comportamento. Quando falta lítio, o organismo fica muito mais sujeito a sofrer depressão.

Superdica:Para aproveitar ainda mais a ação Antidepressiva do Abacate, faça uma vitamina dessa fruta com leite, que fornece doses extras de alegria e disposição.



2. Goiaba para Diabéticos é boa e repleta de vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, fibras e ferro, essa fruta combate infecções e hemorragias. Por não conter muito açúcar, é uma grande aliada dos diabéticos.

Como consumir: O suco da fruta não controla taxas de glicose no sangue não. Para fazê-lo, bata no liquidificador uma goiaba sem sementes em um copo de água.




3. Abacaxi tem ação cicatrizante
Por causa da enzima bromelina, o abacaxi diminui inflamações e facilita a cicatrização. A ação da fruta impede o inchaço.

Curativo caseiro:
Amasse 2 colheres (sopa) de abacaxi e 1 colher (sopa) de farinha de trigo ou de arroz. Limpe o ferimento com água e sabão, e aplique essa massa na região. Deixe-a agir por 15 minutos e lave novamente.


4. Banana diminui a Pressão Alta
O potássio presente na fruta deixa a pressão sanguínea sob controle. A banana também nos protege de doenças cardíacas porque evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Dose recomendada:
Coma de 2 a 3 bananas por dia, variando os tipos: nanica, maçã, ouro, prata etc
Para obter todos os benefícios, é preciso mastigar bem a fruta.



5. Mel promove boas noites de sono
Esse adoçante natural combate os sintomas da hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), um dos fatores que pode causar insônia. Também ataca as bactérias, ajudando o corpo a lutar contra várias infecções.

Como consumir:
Misture 2 colheres (sopa) de mel em um copo de leite morno e tome antes de dormir.




6. Couve-flor previne Câncer de Mama
O vegetal é rico em substâncias que reduzem o nível do hormônio estrogênio, associado ao surgimento de tumores nas mamas. Além disso, as fibras desse vegetal formam um escudo contra o intestino sem câncer.
Dose recomendada:
Por dia basta ingerir ½ xícara (chá) do vegetal para reduzir os riscos de se ter câncer.


7. Cenoura melhora a visão
Com grande quantidade de betacaroteno, uma cenoura diminui o risco de se ter problemas de visão. Não bastasse isso, evita tumores e ainda melhora digestão.

Experimente:
Lave duas maçãs, três cenouras e uma beterraba pequena. No liquidificador, bata tudo com casca e beba imediatamente.


8. A soja combate o calor da Menopausa
Rica em isoflavonas, a soja equilibra as funções hormonais e ameniza os sintomas da menopausa, como a ansiedade e os calores repentinos.
Como consumir:
Crie o hábito de comer produtos à base de soja, especialmente IOGURTES, tofu (tipo de queijo) e leite de soja. Outra idéia é usar o alimento em grãos: fica muito bom na salada!


9. Tomate protege o ovário de Câncer
O verdadeiro herói desse alimento é o lipoceno, o nutriente que dá o tom avermelhado na casca. Esse fruto ajuda uma diminuir o risco de câncer de ovário, reto, próstata e colo de útero.

Superdica:
Os benefícios são maiores quando o tomate está levemente cozido. Pique-o e use-o em pratos quentes.



10. Cebola acaba com a Enxaqueca
Além de proteger o sistema circulatório, esse alimento inibe dores de cabeça. O efeito analgésico é dado pelo enxofre, que causa o cheiro forte da cebola.

Experimente:
Pique 4 cebolas. Aqueça-as no vapor e, depois, enrole-as em uma tira de tecido ou coloque-as num saquinho. Aplique uma compressa na cabeça. Quando esfriar, troque-a por outra, morna. Repita até a dor desaparecer.


11. Pimenta controla Bronquite
A famosa pimenta-malagueta limpa as vias respiratórias, descongestiona os seios da face e aos pulmões faz bem.

Experimente:
Bata no liquidificador
3 pimentas-malaguetas secas,
4 dentes de alho,
1 cebola pequena,
30 g de açúcar,
50 ml de suco de limão,
50 ml de água e
½ colher (café) de sal.
Em uma panela, cozinhe essa mistura em fogo baixo por dez minutos. Use uma pasta para Temperar a comida.


12. Babosa melhora a Digestão
As folhas da babosa (Aloe vera) tem o poder de beneficiar todo o aparelho digestivo.
Na forma de suco, acaba com a má digestão e com problemas como colite, úlceras estomacais, cálculos renais e prisão de ventre.

Experimente:
Triture cinco folhas grandes de babosa e esprema a polpa através de um pano de prato fino, obtendo um suco grosso. Beba toda vez que sentir algum mal-estar digestivo.


13. Alho evita Gripes e Resfriados
Além de curar gripes, ele combate a candidíase e as infecções de rim, bexiga e ouvido. Consumido cru, libera uma Substância antibiótica.

Experimente:
Amasse uma cabeça de alho numa panela com 250 ml de água e deixe ferver por dez minutos. Junte o suco de um limão e meio, 2 colheres (sopa) de mel. Apure por mais três minutos. Quando esfriar, coe e tome de 2 ou 3 colheres (sopa), três vezes ao dia.



14. Canela tira a Febre Alta
Estimulante e antitérmica, essa especiaria possui qualidades terapêuticas que fazem suar, ajudando a temperatura do organismo baixar.

Como usar:
Coloque 1 colher (sobremesa) de canela em pó numa xícara e despeje água fervente. Deixe a infusão descansar por cinco minutos e coe. Adoce com mel. Tome uma xícara a cada duas horas.



15. Frango alivia sintomas da TPM
Além de ser uma fonte de proteína, o frango é repleto de vitamina B6. Ela participa da produção de duas substâncias que evitam os enjoos, e taquicardia, como dores de cabeça, e a irritabilidade comuns no período pré-menstrual.

Superdica:
Sirva o frango com hortaliças como; brócolis e couve. Alimentos verde-escuros também contribuem para acabar com um TPM.



16. Leita evita Derrames
O leite não apenas acalma e reconforta, mas também é bom para o funcionamento do Cérebro.
Além disso, ajuda porque previne derrames, equilibrando os mineirais do organismo.
Dose recomendada: Tomar três copos de leite por dia, isso fornece as quantidades adequadas de sódio, potássio e magnésio. Esses minerais são responsáveis por turbinar as funções do cérebro.



17. Azeite afasta doenças Cardíacas
Embora seja gorduroso, o azeite de oliva tem ação antioxidante. Ele combate os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Ajuda na redução de gordura nos vasos sanguíneos e abaixa o nível do colesterol ruim.

Superdica:Ele substitui qualquer óleo, MAS NÃO DEVE ser aquecido. Para manter as propriedades, coloque-o por último na preparação dos pratos.

Fonte: recebi por e-mail da queridona Lilly.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Silvana,
quanta dica legal! Uma boa alimentação faz toda diferença, é um pouco difícil, mas em alguns dias procuro ter uma alimentação mais light. E essas dicas aí são muito boas.

Que legal as imagens do corcovado sem o Cristo ainda.

Ah! Acho que a carteira na cor de abóbora ficaria linda mesmo. Quem sabe um dia eu faço.

Beijos!!!

Anônimo disse...

Silvana comer bem é algo muito importante, so que as vezes esquecemos de adequar a nossa alimentaçao...

eu sei como é dificil fazer aquelas hortinhas lindas que aparecem em revistas, mais minha amiga é assim mesmo, a planta nao fica bonita logo de cara, e as vezes o bonito é cuidar, tirar as folhas secas e principalmente esperar crescer, coisa demorada rs, nao é sempre que dou sorte as vezes elas morrem, ou as vezes nao ficam bonitas mais devemos persistir, olha a minha jardineira de temperos so foi ficar bonitona mesmo depois de um 2 meses plantada!!! vou ver se mostro ela esta semana

bjs! persista e vera bons resultados!!

Unknown disse...

Anei as dicas Sil!!
Algumas eu ja sabia.
Obrigada, querida!!
Bjs

emerson mansano disse...

Sil

Amei essas dicas de rango e seus benefícios.

Mas aí a gnete sabe que, por ex, os tomates andam enxarcados de agrotóxico... :O(

Isso nos desanima pq vc tenta curar uma coisa e se intoxica e morre por outra.

Qto ao abacate, vixe, terei de comer muitas caixas dele....hehehe

E está na época de abacate, estamos vendendo aqui no mercado.

Beijoooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...