domingo, 22 de janeiro de 2012

Leia isso: O Testamento


O que você faria se fosse herdeiro de onze bilhões de dólares? 
Uma boa pergunta que tem uma eletrizante resposta em O testamento, o novo romance de John Grisham. 
O autor desenvolve a história da família Phelan - do patriarca, Troy Phelan, a seus estranhos herdeiros. Depois de escrever seu último testamento, o bilionário se suicida, iniciando uma batalha onde não faltam alcatéias de advogados, repórteres peçonhentos e uma família destroçada pela ambição e pelo dinheiro.
No centro da trama está Nate O'Riley, advogado, alcoólatra, que tem de mergulhar em outra selva, o Pantanal Mato-grossense, e encontrar o verdadeiro destino da fortuna de Troy Phelan. 
Contrapondo genialmente os canyons de concreto das grandes cidades aos alagados do rio Paraguai, John Grisham nos leva a dois mundos diferentes, cada qual com seus perigos e belezas. Mais do que uma história feita de artimanhas jurídicas e bizarros personagens, O testamento é uma trajetória de um homem em busca de valores mais permanentes do que a embriaguez do poder.
John Grisham escreveu este romance após uma longa estada no Pantanal Mato-grossense, quando esteve em contato com missionários religiosos americanos e com a vida selvagem daquela região. "Espero não ter descrito o Pantanal como um enorme pântano repleto de perigos. Não é. É uma preciosidade ecológica que atrai muitos turistas e todos sobrevivem", escreveu Grisham.
Além dos incríveis panoramas da vida natural que desenha em seu livro, o escritor retrata, com muito humor, aspectos típicos da vida do brasileiro. No capítulo 38, por exemplo, ele explica o que é o despachante: "É parte essencial da vida no Brasil. É o homem que facilita tudo. Num país onde a burocracia é antiquada e lenta, o despachante é o homem que conhece os funcionários da prefeitura, dos tribunais, os agentes da alfândega". 

O Brasil também esteve presente em outros de seus livros, como O sócio, no qual um americano tenta fugir de seus perseguidores em Ponta Porã.

4 comentários:

Elaine Gaspareto disse...

Silvana, estou com uns 8 livros dele aqui, na fila.
Li recentemente Tempo de matar. Amei.
Vou pegar este em breve.
Beijosssss

SANDRA disse...

Amiga,

Não te falei que era um livro espetacular?
Sem contar que cada pegada no livro também tinha como parada obrigatória uma espiada na foto do autor!
Vai ser lindo assim lá em casa!kkkkk

Boa Semana,
Beijinhossssssssss

Luma Rosa disse...

É o tipo de leitura que gosto onde a narrativa não fica presa somente à personagens. Gostei muito desse livro!
Boa semana!! Beijuzinhos em tu!!

Teresa Cordioli disse...

E por falar em livro... o seu esta aqui...saudades de ti, mil beijos...

Teresa Cordioli

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...