quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dicas do fundo do baú - Marleine Cohen

Eu achei esse livro muito legal, estou aprendendo muito com ele, vou passar algumas dicas para vocês e tenho certeza que algumas coisinhas são novas para algumas, para outras experts na cozinha nem tanto ...




Segredos de Mestre Cuca I - Legumes e Verduras

BRÓCOLIS
Sabe aqueles bichinhos intrusos que se escondem entre as folhas dos brócolis e da couve-flor e que nunca, em sã consciência, alguém levaria à mesa? Pois acabe com ele ainda na cozinha, mergulhando a verdura por alguns minutos em água salgada, depois lavá-la normalmente em água corrente. Todos eles vão correr pelo ralo.

COUVE-FLOR
Meia xícara de leite na água de cozimento da couve-flor vai deixá-la mais alva e saborosa. Além disso, ela não vai exalar aquele cheiro pouco convidativo. Experimente! Aliás, para evitar que a couve-flor impregne a casa toda com seu cheiro característico, jogue um pedacinho de pão na água do cozimento. Agora, se quiser eliminar o cheiro e ainda deixá-la bem macia, acrescente uma colher de sobremesa de farinha de trigo à água do preparo. É tiro e queda.

BATATAS
Existem macetes do fundo do baú para preparar batatas. Claro, sendo este o alimento de subsistência de muitos povos desde a Idade Média, não é de se estranhar que a mão de obra feminina tenha se especializado no seu preparo. Para servi-las fritas e sequinhas, por exemplo, é preciso lavá-las inteiras, descascá-las, enxugá-las com um pano limpo e só depois cortá-las no tamanho desejado.
O segredo, contudo, consiste em colocá-las, já cortadas, no congelador por meia hora, antes de fritar. Experimente e, depois, espalhe a notícia para as amigas.
. Hiiiii! Você cortou batatas a mais e não sabe o que fazer com o que sobrou?
Não há problemas: para conservá-las depois de descascadas, mergulhe-as em água acrescida de uma colher de sobremesa de vinagre. Tampe bem o recipiente e deixe-o na geladeira por até 3 dias.
. Você precisa cozinhar batatas com casca numa panela de alumínio ?
Para evitar trabalho dobrado na hora de lavar a louça, providencie umas folhas de couve e coloque-as para cozinhar junto. Dessa forma, o fundo da panela não vai ficar escuro e será muito mais fácil lavá-la.
. Se você tem costume de descascar as batatas antes de levá-las ao fogo, acostume-se a acrescentar um fiozinho de óleo na água do cozimento. Elas não vão rachar nem grudar no fundo da panela.
. O Telefone tocou e você acabou esquecendo as batatas no fogão. Aí, a água secou e elas agora estão grudadas e, pior, algumas estão queimadas. Não se preocupe: o jantar ainda vai sair! Basta transferi-las para outra panela, descartando a parte queimada. Acrescente água limpa e coloque as batatas para ferver novamente. Estão salvas !!
. Eis um truque de chef de cozinha: ao fritar batatas, salpique-as com sal imediatamente depois de tirá-las da fervura. Assim, elas não vão murchar. Se, ao contrário, ao passá-las da frigideira para outro prato, você as cobrir com uma tampa para mantê-las quentes, elas vão murchar. Espere que as batatas fiquem mornas para fazer isso. Ou então, tire-as da gordura, coloque-as numa assadeira e em seguida no formo bem baixo, com a porta ligeiramente aberta.

PEPINOS
Muito importante: a diferença entre um pepino amargo e um pepino saboroso está em cortar as duas pontas dele e esfregá-las no fruto até sair toda a gosma. Assim, ele não amarga. Agora, se você quer atenuar seu gosto amargo, deixe-o de molho por alguns segundos em leite morno com açúcar. E lembre-se: o pepino é mais digestivo se for servido com a casca.

MANDIOCA
Nunca é demais saber: se ferver mandioca e ela continuar dura, escorra-a, jogue água fria imediatamente depois e leve ao fogo para ferver novamente. Vai ficar ótima!

ALFACE
Você foi viajar no fim de semana e, de volta â sua casa, quis preparar um lanche, mas tudo que encontrou na geladeira para decorar seu sanduíche foi um pé de alface murcho que ficou esquecido na última prateleira. Não se preocupe: ele vai ganhar vida nova se você mergulhar as folhas, uma por uma, numa vasilha cheia de água gelada por cerca de meia hora. Em seguida, escorra, sacuda bem para secar e devolva-as à geladeira por alguns instantes.

TOMATE
Você resolveu fazer uma macarronada de verdade e tem uma montanha de tomate para descascar antes de começar a preparar o molho?
Vai ser fácil se você espetar cada um num garfo e levá-lo sobre a chama do fogão, virando-o lentamente até que a pele se solte. Lave-o depois sob água fria e veja como a pelo sai sem dificuldade.


MILHO VERDE
Sabe qual a diferença entre uma espiga de milho de grãos amarelo claros e outra de grãos amarelo escuros? Simples: a primeira é mais nova e fresca. A segunda, nem tanto.
Para ter certeza se o milho está fresco, use um macete infalível: espete o grão com a unha do polegar. Se ele ceder facilmente e aparecer um líquido esbranquiçado, pode levar. Do contrário, é milho velho.

Próximo capítulo: Frituras e Molhos

Texto retirado do Livro: DICAS DO FUNDO DO BAÚ - Marleine Cohen

14 comentários:

Nin@'s Cupcakes disse...

Até mesmo pra quem "entende" de cozinha as dicas são sensacionais.
bjks

Luciane Meira disse...

oi querida, estive conhecendo teu blog! Amei!
bjs
lu

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Adorei!! Não tinha idéia da couve flor! E as outras dicas tbém!
Que bom que dividiu conosco, brigaduuuuu....

Beijosss

Vero Kraemer disse...

Sil querida, amei as dicassssssssss, obrigada!!!
Beijosssssssssssss pra ti
Vero

Unknown disse...

Oi Sil,amei as dicas!Obrigada por compartilhar.
Querida a guirlanda de fitas cor de abóbora vai ficar linda!
Beijos.

Fernanda Reali disse...

Adorei todas as dicas e uso sempre, pois eu cozinho 99% das vezesa qui em casa. Só não sigo a dica do tomate, pois compro tomate pelado em lata e sem conservantes para o molho, pois são mais maduros e saborosos.

Beijoooo

Faniquito disse...

Ah que legal. Aprendi mais umas coisinhas....e oh , eu odeio o cheiro de couve flor cozinhando. Ninguém merece, né.hehehe


Bom findi

Beijinhos

Ana

Lu disse...

Oi Sil,achei maravilhosas suas dicas.
Linda eu estou fazendo um sorteio no meu bloguinho e vou adorar se você participar.
Beijo Lu

Elisabete Soares disse...

Oiêêê!!!

Amei seu blog, vc não sabe o carão que passei por causa do brócolis, lavei, lavei e o bendito inseto estava lá. Ainda bem que vi antes da visita e escondi a salada. Um abraço. Já estou te seguindo.

E-mail bordandocarinho@yahoo.com.br
Meu Blog: bordandocarinho.blogspot.com

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Oi Sil, adorei as dicas. Sou eu que cozinho aqui em casa, a não ser quando minha mãe vem ficar uns dias por aqui rsss, comida de mãe é tudo de bom!. Algumas coisas eu já sabia e faço, outras são novidades e vou botar em prática.
Bjs

Anônimo disse...

Ótimas dicas!

é amiga, também não achei barata as prateleiras, mas o desespero de não ter onde guardar as coisas têm me deixado loooouca!!! e gastadeira! rsrss

Beijo!

Plenitude do Ser disse...

Ótimas dicas!!!

Boa semana!!!

Bjkas!!!

Marcia disse...

Excelentes dicas, para ler, reler e guardar!!
Bjs e muitoobrigada pela força, vc é demais!!

Regina disse...

noooooossa!! quantas dicas!!!
se empolgou no livro!!! rsrsrs
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...